Dicionário de Rodeio - Expressões country com imagens
Expressões caipiras, sertanejas, usadas por locutores de rodeios, peões e cowboys nas festas de rodeio.
Dicionário de Rodeio - gírias de cowboy - gírias caipiras
O que diferencia e torna único o vocabulário de um povo? Suas expressões regionais e as adaptações feitas ao longo do tempo. Dentro de uma sociedade que se expressa através da fala e da escrita, termos específicos para identificar local, ação, condição, estado emocional, objetos e sensações são chamados de expressões populares ou "gíria".
O universo sertanejo de igual maneira tem sua identificação própria através da linguagem usada no dia-a-dia. A "linguagem caipira" fortemente marcada por termos da cultura interiorana tem como principal referencia literária a figura do "jeca tatu", personagem simples do interior interpretado por "Mazzaropi"que não consegue se adaptar as modernidades oferecidas pelas grandes cidades e que segue com seu "modo de vida" particular em qualquer situação.


Muito dessa linguagem caipira que se consolidou a partir do filme " Jeca Tatu " foi alterada pelo tempo e hoje é usada também em rodeios. O locutor de rodeio, narrador das montarias que ocorre nas festas de peão usa diversas expressões que pouco sofreram alterações nos últimos 50 anos, cowboy ( fã da cultura de rodeio), admiradores do mundo country, peões de rodeio ou adeptos da cultura caipira também adotam gírias sertanejas e levam para o seu dia-a-dia as mais variadas expressões caipiras.
Jogo de Rodeio em Touros - Confira o Jogo!
A giria de rodeio ou giria sertaneja tem algumas palavras mais usadas para identificar algumas situações que ocorre no evento de rodeio, o que se traduz em um pequeno dicionário da linguagem usada dentro do universo sertanejo.
Rodeio Barretos
Rodeios Interior de São Paulo
Itaqua Fest
Festa do peão de Jaguariúna
Melhores rodeios de São Paulo
Calendário de Rodeios por mês
Melhores rodeios do Brasil
Versinhos de Rodeio
Campeãos Mundiais PBR | Atualização 2024
Geralmente associada a figura do peão fraco que não obtêm boas notas em suas montarias, ele não para em cima do animal, tem pouca técnica ou nenhuma experiencia.
Tipo de cowboy que usa roupas com excesso de franjas e bordas nas calças e camisas.
Peão que se destaca, cowboy diferenciado.
Quando o peão laça o animal pela cabeça em sua primeira tentativa.
Cavalo experiente em rodeios, de difícil montaria.
Pessoa bem vestida, refinada e ou algo bonito.
De beleza diferenciada, algo que chama atenção pela beleza, algo muito bom.
Animal com boa genética para ser usado em competições de rodeio.
Geralmente um touro ou cavalo que não consegue ser domado e tem boa estrutura para saltar e pular durante a montaria em rodeio.
Pequeno recipiente feito de cabaça usado para tomar água ardente (pinga, cachaça, mé, branquinha).
Corda trançada que envolve o animal, sendo o ponto de amarração da luva do cowboy. Os peões costumam passar breu em todo comprimento da corda para ter mais aderência na pegada.
Estilo de montaria difundido no Rio Grande do Sul, não se faz uso de nenhuma corda para segurar-se no animal. O peão se segura na crina do animal.
Vejas as Melhores Festas de Rodeio da Região Aqui!
Rodeio pouco atrativo, sem eventos, com poucos visitantes, rodeio ruim.
Rodeio ou festa de peão boa, animada, com bom público e boas atrações.
Nome dado a todos os peões de montaria.
Ato feito pelo ginete (peão, cowboy) de montar e esporear o animal.
Pequeno recipiente feito de chifre de animal usado para tomar água, chimarrão, tereré, pinga. Um pequeno copo usado ao gosto do peão.
Cinta ou correia de couro ou nylon onde se prende o estribo.
Pedaço de carne espesso, grosso, uma boa fatia de carne, um bife grosso.
Profissional que distrai os animais na arena após cada montaria em touros ou cavalos, reconduzindo-os estes aos bretes novamente.
Cachê ou prêmio de rodeio
Corda trançada usada para amarrar os animais.
Quando o peão laça o animal pelo pé.
Salto do animal que resulta em queda (tombo).
Pequena saliência no topo da sela western (cabeça), serve para amarrar o laço e também é usado como ponto de apoio do competidor peão.
Pequenos sinos de metal amarrados ao peitoral do animal. Emitem sons irritando os touros para que eles pulem mais.
Cavalo ou muar que não atende aos comandos das rédeas, tido como xucro.
Individuo que se veste de forma detalhista usando todas as referencias do mundo do cowboy. Associado também ao cowboy e cowgirl elegante, bem vestido.
Chapa de fogão dobrável usada nas comitivas
Grupo de cavalos e touros que são usados nas festas de peão e rodeios.
Proprietário das tropas.


Muito dessa linguagem caipira que se consolidou a partir do filme " Jeca Tatu " foi alterada pelo tempo e hoje é usada também em rodeios. O locutor de rodeio, narrador das montarias que ocorre nas festas de peão usa diversas expressões que pouco sofreram alterações nos últimos 50 anos, cowboy ( fã da cultura de rodeio), admiradores do mundo country, peões de rodeio ou adeptos da cultura caipira também adotam gírias sertanejas e levam para o seu dia-a-dia as mais variadas expressões caipiras.
Jogo de Rodeio em Touros - Confira o Jogo!
A giria de rodeio ou giria sertaneja tem algumas palavras mais usadas para identificar algumas situações que ocorre no evento de rodeio, o que se traduz em um pequeno dicionário da linguagem usada dentro do universo sertanejo.
Você também pode gostar:
Dicionário de Rodeio
Você conhecera as gírias de rodeio mais faladas pelos cowboys e locutores nas festas de peão espalhadas pelo Brasil. Veja abaixo
Abeia - Peão Abeia
Geralmente associada a figura do peão fraco que não obtêm boas notas em suas montarias, ele não para em cima do animal, tem pouca técnica ou nenhuma experiencia.Aguado
Termo usado para identificar aquele animal cansado, que mesmo sendo incentivado não pula na montaria. Um animal que fez um longa viagem para chegar ao evento e que não teve tempo para se adaptar ao local fica mais estressado e acaba não pulando.Apelo
Tocar a mão de equilíbrio no animal e travar as esporas na corda americana são infrações consideradas como "apelo".Baixeiro ou "Baxero"
Um protetor de tecido colocado nas costas do animal fazendo ligação da manta "baixeiro" com o arreio.Barreira
Pedaço de fita que marca o incio da prova e não pode ser ultrapassada "queimada" antes do sinal de largada, é usada em provas de tempo. Também são usados tambores, a barreira não é necessariamente um fita.Berrante
Instrumento artesanal construído a partir de chifre de boi as vezes decorado com pedaços de couro. Tem uma variação de sons agudos e graves, cada som executado tem um significado próprio para a comitiva, entre eles: Aviso de almoço da tropa, toque de situação de perigo para boiada e para os tropeiros e orientação para o boi sinueiro.

Birolo
Tipo de cowboy que usa roupas com excesso de franjas e bordas nas calças e camisas.Bofeira - Bofera - Boferia
Algo de baixo interesse, que não presta, festas fraca, que não vale a pena, uma "porcaria".Brete
Estrutura montada para acondicionar os animais e prepará-los momento antes das montarias e provas de tempo.Bruaca
Baú de couro com dimensões aproximadas de 60 cm x 90 cm, geralmente instalado em muares para acondicionar e guardar os objetos e mantimentos das comitivas.

Cabiceira - Cabeceira
Peão que se destaca, cowboy diferenciado.Cabiceiro - Cabeceiro
Quando o peão laça o animal pela cabeça em sua primeira tentativa.
Caneca de dente
Caneca de borada serrilhada para pegar água de recipientes, geralmente água para fazer a comida da tropa. Ela é "dentada" ou serrilhada para evitar que o peão cozinheiro leve esta caneca a boca.Cascaio - Cascalho
dinheiro
Cavalo véiaco
Cavalo experiente em rodeios, de difícil montaria.Chaparreira
Artigo de couro todo franjado usado pelos peões por cima do jeans, a serventia real é proteger a calça jeans para que essa não rasgue durante a montaria. Existe vários modelos de chaparreiras, umas são de fato uma calça de couro, outras apenas tem o corte frontal da calça e são amarradas pela cintura.

Chiquete - Chique até
Pessoa bem vestida, refinada e ou algo bonito.
Chique até o "úrtimo"
De beleza diferenciada, algo que chama atenção pela beleza, algo muito bom.
Xucro - Brabo
Animal com boa genética para ser usado em competições de rodeio.Geralmente um touro ou cavalo que não consegue ser domado e tem boa estrutura para saltar e pular durante a montaria em rodeio.
Coiote
Pequeno recipiente feito de cabaça usado para tomar água ardente (pinga, cachaça, mé, branquinha).Comitiva
As antigas comitivas faziam o transporte entre as fazendas de pecuária e os frigoríficos. Hoje ainda é muito usadas para movimentar o gado em grandes extensões de terras de pastagem no Mato Grosso, Goias e Mato Grosso do Sul. São componentes da comitiva, o Berranteiro, o cozinheiro e os demais peões que fazem a delimitação do trajeto da boiada.Consolação
Premiação ou cachê recebido pelo peão
Corda Americana
Corda trançada que envolve o animal, sendo o ponto de amarração da luva do cowboy. Os peões costumam passar breu em todo comprimento da corda para ter mais aderência na pegada.Corote
Pequeno barril (tonel) de madeira que serve para armazenar pinga.Cortar o Goias
Sair, partir, ir embora do local.

Crioulo
Estilo de montaria difundido no Rio Grande do Sul, não se faz uso de nenhuma corda para segurar-se no animal. O peão se segura na crina do animal.Vejas as Melhores Festas de Rodeio da Região Aqui!
Cumpanheiro
Chegado, parceiro, amigo.Cutiano
Tipo de sela originaria do Mato Grosso usada em muares. Também dá nome a uma modalidade de montaria em cavalos.
Derrubada - Dirrubada
Rodeio pouco atrativo, sem eventos, com poucos visitantes, rodeio ruim.Duro na traia
Peão com técnica diferenciada para montaria, se vale mais do jeito do que da força para se manter em cima do animal.Espritado - Esperritado
Peão ou animal agitado, que não consegue ficar parado. Animado para cowboys e peões.Estribo
Pequeno objeto metálico em forma de ferradura que o atleta ( peão, cowboy, cavaleiro) coloca os pés.Fantasma
Peão receoso, que não tem coragem de montar determinados animais, peão medroso.
Fervo
Rodeio ou festa de peão boa, animada, com bom público e boas atrações.
Ginete
Nome dado a todos os peões de montaria.
Gineteada
Ato feito pelo ginete (peão, cowboy) de montar e esporear o animal.Guaiaca
Pequeno cinto usado para guardar pequenos objetos, moedas, dinheiro, canivetes e atualmente celulares.
Guampo - Guampa
Pequeno recipiente feito de chifre de animal usado para tomar água, chimarrão, tereré, pinga. Um pequeno copo usado ao gosto do peão.Jogar pedra nas pombinhas
Individuo que atrapalha um flerte (paquera), "Fulano tá jogando pedra nas pombinhas ali", ele esta "segurando vela".Lagarta de algodão
Expressão de rodeio usada quando um peão ou cowboy tem um pequeno incidente durante a montaria, uma queda onde quase se machuca, algo nesse sentido.
Loro
Cinta ou correia de couro ou nylon onde se prende o estribo.Madrinheira ou madrinheiro
Confundido com o vulgo "palhaço de arena de rodeio ou palhaço salva-vidas". O Madrinheiro(a) é o cavaleiro que faz a proteção do peão competidor após sua montaria apartando o animal para longe evitando que o peão seja atingido.Mala-de-louco
Peão ou cowboy que tem um estilo incomum, que não emprega técnica na montaria mas consegue bons resultados.
Manta
Pedaço de carne espesso, grosso, uma boa fatia de carne, um bife grosso.Moiá a palavra
Tomar bebida alcoólica.Negar pulo
Animal que travou, ficou parado na arena, não pulou.
Palhaço salva-vidas
Profissional que distrai os animais na arena após cada montaria em touros ou cavalos, reconduzindo-os estes aos bretes novamente.
Pamonha
Cachê ou prêmio de rodeio
Peia
Corda trançada usada para amarrar os animais.Peiteira
Apóia no peito do animal para equilíbrio do peão.
Peseiro
Quando o peão laça o animal pelo pé.
Pialo
Salto do animal que resulta em queda (tombo).
Pito
Pequena saliência no topo da sela western (cabeça), serve para amarrar o laço e também é usado como ponto de apoio do competidor peão.
Polaco
Pequenos sinos de metal amarrados ao peitoral do animal. Emitem sons irritando os touros para que eles pulem mais.
Queixo-duro ou queixudo
Cavalo ou muar que não atende aos comandos das rédeas, tido como xucro.Sedém
Cinta que se amarra na virilha do animal, de crina e pêlo, provocando cócegas e fazendo que ele pule. O uso do sedém é muito debatido pela sociedade protetora dos animais, mas através de testes específicos fica cada vez mais provado que não é um objeto de tortura de animais.Sinueiro
Boi experiente que conhece os caminhos a serem seguidos, conduz os demais bois em uma comitiva.Tem base?
É sério? É verdade? Dá pra acreditar?
Traiado ou "na traia"
Individuo que se veste de forma detalhista usando todas as referencias do mundo do cowboy. Associado também ao cowboy e cowgirl elegante, bem vestido.
Trempe
Chapa de fogão dobrável usada nas comitivas
Tropa
Grupo de cavalos e touros que são usados nas festas de peão e rodeios.